quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os agregados sociais

 Os agregados sociais são conjuntos de indivíduos caracterizados pela proximidade física. Não há distribuição de funções nem qualquer nem qualquer outra forma de estruturação. A comunicação é nula ou escassa e pontual.


“As pessoas que compõem o agregado permanecem estranhas umas às outras, de tal modo que no agregado não existe o sentido do ‘outro’ como pessoa, mas apenas como indivíduo indiferenciado. As relações sociais no seio do agregado são, portanto, muito limitadas e de carácter provisório. Os indivíduos podem entrar e sair de um agregado sem que tal modifique o seu estilo de vida e a sua posição social.”
Lúcia Demartis, Compêndio de Sociologia, Edições 70, Lisboa, 2006, pág. 78.


  
  
Nos agregados podem distinguir-se os ajuntamentos e as assistências.
Ocorre um ajuntamento quando as pessoas se aproximam devido a um qualquer estímulo esporádico e imprevisto e permanecem próximas durante um período geralmente curto mas indeterminado. Por exemplo: os mirones que se aproximam da porta do tribunal para espreitar a entrada de um preso algemado.
Chama-se assistência a conjunto de pessoas que se reúnem num local para observar um acontecimento previamente marcado e com uma duração mais ou menos determinada. Por exemplo: as pessoas que assistem a um espectáculo de fogo de artificio na Passagem de Ano ou a um concerto musical. 



 Os jovens que que assistem a um concerto de Rock são uma assistência, mas muito mais interactiva e comunicativa que outras assistências. Porque será?
Link:  http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://lh5.googleusercontent.com/_jftDefY2b28/TUtECPq986I/AAAAAAAAGBw/dOFWv4LY67Q/Publico%2520espect%C3%A1culo%2520assist%C3%AAncia%255B7%255D.jpg&imgrefurl=http://cadernosociologia.blogspot.com/2011/02/os-agregados-sociais.html&usg=__VapRwzr78DlHkOgCmkinTdVWqI4=&h=533&w=800&sz=156&hl=pt-BR&start=9&sig2=rKwo515pkodiibSELG9YsQ&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=jaJftJjEq0bglM:&tbnh=95&tbnw=143&prev=/search%3Fq%3Dagregados%2Bsociais%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26tbm%3Disch&ei=q4I6TsyxJ6iO0gGF3uDPAw

3 comentários:

  1. Os agregados sociais são mais comuns do que pensamos. Eles acontecem o tempo todo , e nem nos damos conta disso. Uma multidão que vê um acidente, pessoas na fila de um supermercado, são exemplos de agregados socais.

    ResponderExcluir
  2. "Os jovens que que assistem a um concerto de Rock são uma assistência, mas muito mais interactiva e comunicativa que outras assistências. Porque será?"

    Respondendo sua pergunta:

    Pois, são um grupo de pessoas com a faixa etária parecidas e interesses iguais naquele momento que é ouvir músicas do estilo que todos ali curtem, assim tornando mais unidos do que pessoas em uma fila de banco por exemplo, que é algo exaustivo então dificultando a aproximação dos membros dessa assistência. Diferente do concerto de rock que é algo que oferece prazer.

    ResponderExcluir
  3. os agregados sociais sao comuns sao reunioes de pessoas com fraco sentimento grupal,mais que conseguem manter entre si um minimo de comunicaçao e relaçao social ex:carnaval.

    ResponderExcluir